O que é o crowdsourcing?
- Equipa 51 L
- 20 de out. de 2015
- 2 min de leitura
Crowdsourcing é uma palavra em língua inglesa, composta por crowd (multidão) e outsourcing (terceirização).
Por definição, o crowdsourcing combina os esforços de voluntários identificados ou de trabalhadores em tempo parcial, num ambiente onde cada colaborador, por sua própria iniciativa, adiciona uma pequena parte para gerar um resultado maior. O "crowdsourcing" distingue-se de terceirização pelo fato de o trabalho ser feito por um público indefinido, em vez de ser encomendado ou atribuído a um grupo especificamente designado para realizá-lo.
O crowdsourcing pode ser aplicado a uma ampla gama de atividades. Tanto pode ser usado para dividir tarefas tediosas, num tipo de terceirização em multidão, como também pode ser aplicado a necessidades específicas, tais como crowdfunding, uma competição ampla, uma busca geral por respostas e soluções de problemas ou mesmo a procura por uma pessoa desaparecida.
Há uma série de motivações para as empresas usarem o método crowdsourcing para realizar suas tarefas, encontrar soluções para os problemas, ou para coletar informações. Este processo ajuda na capacidade de gerir tráfego de ponta, possui informações e serviços mais baratos, gera melhores resultados, permite o acesso a uma gama de talentos que podem estar presentes em uma organização, e ajuda a concretizar os problemas que teriam sido muito difíceis de resolver internamente.
O crowdsourcing permite às empresas apresentarem problemas em que colaboradores possam trabalhar, sobre diversos temas, com recompensas monetárias para soluções de sucesso. Embora possa ser difícil de solucionar tarefas complicadas, tarefas de trabalho simples podem ser resolvidas de forma barata e eficaz.
A própria Wikipedia é um trabalho crowdsourced, pois utiliza o trabalho de voluntários para a criação e edição de seus verbetes.
Um exemplo concreto dado pela Equipa 23L:
No âmbito do Bootcamp – Consultores Digitais, foi-nos proposto que contribuíssemos para a criação de um website do projeto, tendo sido distribuídas pelas equipas as diferentes componentes do site que, no final, seriam eleitas por votação. Às equipas ímpares de Lisboa - sala 1, onde nos incluímos, foi atribuída a construção da Homepage e Glossário.
Na criação da Homepage deparámo-nos com algumas dificuldades, nomeadamente na escolha do template, visto que o mais votado não esteve na lista das nossas preferências. Logo, o processo criativo ficou condicionado à partida. Porém, a competitividade inerente a este processo, promoveu a coesão do nosso grupo, e elevou o espírito de cooperação e de superação (os três CCC’S). O facto de nos ter sido atribuída a HomePage também foi bastante motivador, visto ser a página de maior visibilidade num website.
Esta experiência possibilitou-nos a exploração de diferentes ferramentas que aprendemos no curso, como a criação de infogramas, que contribuiu para a solidificação de conhecimentos. Descobrimos ainda que, sob pressão, é possível fazer um bom trabalho.
O Crowdsourcing revelou-se assim um processo inovador, criativo e democrático, permitindo a conceção de vários conteúdos em pouco tempo, como por exemplo, a criação de um website completo em apenas 4 horas.
Outros exemplos dados pela Equipa 51 L:
http://youtu.be/tyREjiJotq8
Comments